Updated on setembro 15, 2016
Bahia V – Semana V
BAHIA DE TODOS OS SANTOS
Segunda 18/Julho/16
Eu e Desenho partimos para pegar o aniversário da ABCA, Mestre Nô chegaria de viagem e iria direto para lá. Teve uma apresentação de berimbaus com o Dainho Xequerê e formatura dos contra-mestres Paulo sem terra, Brasa, Zé e Toureiro entre outros. Depois a roda ficou aberta para jogar e no final teve a festa de arromba de Mestre Pelé. Rolou na rua com as meninas Natureza, Jociara entre outras, roda de samba e do Jongo. Ganhamos uma Carona da Tartaruga chegar em casa.
Mestre Nozinho, Mestre Gilmário, Desenho, Tartaruga e Sid
Quarta, 20/Julho/16
Quinta, 21/Julho/16
Sexta 22/Julho/16
Combinamos com a Tati, de passar cedo aqui em casa, para irmos na feira e no mercado comprar as coisas para levar a Chapada Diamantina. Após o almoço, saímos já preparados para fazer a palestra e sair direto para viagem.
A palestra foi organizada pelo Doutorando Leandro Accordi, sobre coordenação Professora Doutora Cecília de Paula e Silva, e colaboradores do grupo de pesquisa HCEL da UFBA. Faz parte deste grupo minha amiga de Floripa a Mestranda Anastácia, Graduanda Daniela Lisboa, Doutoranda Tatiane Badaró e Graduando Gustavo Salgado. A palestra foi bem. Inicialmente me apresentei e contei de forma resumida um pouco da minha experiência nesta viagem. Logo depois vieram as perguntar e a partir dai, fui relatando os ocorridos deste aventura, o qual iniciou-se no dia 15 de Fevereiro de 2016.
Palestre na UFBA
Antes de finalizar a palestra, recebemos a presença do Bruce. Este camarada está pedalando sentido contrário ao meu. saiu do Amapá sentido Florianópolis. Bruce é Biólogo e treta de fazer palestras sócio ambientais em escolas, centros comunitários entre outros centros, com objetivo de conscientização da preservação do meio ambiente e seu universo. Capoeirista, iniciou sua viagem em janeiro e deu por coincidência, nos encontrarmos em Salvador.
Saímos da UFBA e partimos direto para o Capão na Chapada. Chegamos por volta das 01:00hs e o Vitor, Carlos e Mari já estavam nos esperando, pois iriamos ficar em uma casa de amigos da Tati.
Sabado 23/Julho/16
Quando a galera acordou, preparamos um bom café. A casa que estávamos no Capão era muito bacana, curtimos muito o lugar e aproveitamos para fazer uns treinamentos.
Depois fomos fazer um trilha e paramos na cachoeira do Riachinho. Tomamos um banho e a água tava bem geladinha. Final de Tarde seguimos para casa preparar uma janta e depois de jantarmos fomos ver um filme na casa de cinema.
Cinema em casa
Domingo 24/Julho/16
Acordamos e preparamos um bom café.
Desenho e Sid
O tempo estava chuvoso e ficamos conversando sobre o que iríamos fazer. O tempo foi melhorando e antes de sairmos ainda fizemos mais um lanchinho. Decidimos ir para a trilha do Rio Preto. Quando estávamos passando na feirinha do centrinho, resolvemos parar ali um pouquinho para ver as novidades. Por sorte estava rolando uma capoeira com os meninos do Capão. A roda estava formada com 04 capoeiras e um pandeiro. Eu e Desenho fomos chegando de mansinho, cada um de um lado. Sentamos na roda e ficamos ajudando no coral e observando o jogo. Quando surgiu a oportunidade jogamos, tocamos pandeiro e cantamos. Depois agradecemos a galera e saímos para fazer a trilha. O Lugar é muito maneiro, caminhamos pelas pedras, tomamos um banho e registramos o momento. Vitor até desenhou na hora o meu retrato, ficou muito legal.
Depois do por do sol voltamos para casa e inventamos de jogamos baralho. Primeiro foi o mexe mexe e depois o dorminhoco. O legal é que tava valendo rolhada e todos saíram pintados, estava muito divertido!!!
Fizemos a janta e fomos ver um filme no cine house, mas todos estavam cansados e acabamos dormindo.