Menino quem foi seu mestre…
“A História de um povo se preserva
com a educação da sua cultura”
Meu primeiro encontro com a capoeira acontece a partir de 1997, no município do Capão do Leão/RS, através de um amigo chamado Marcio Thomaz, aluno do Mestre Cabeleira.

Marcio me ensinou os primeiros toques do Berimbau, algumas cantigas de capoeira e passamos a treinar movimentos no quintal de casa. No Calçadão de Pelotas/RS, acontecia uma roda de capoeira do grupo Filhos da Roda, organizada pelo Mestre Marcelo. Todo aquele ritual entre batucadas, cantigas, mandingas, pulos e movimentos, me chamaram muita atenção e despertou o interesse em aprender a capoeira.
Lembro que estávamos em meados da primavera de 98, quando fui treinar musculação na AABB – Associação Atlética do banco do Brasil. Alguns dias depois entrei no curso da capoeira. Aos poucos fui deixando a musculação ficando apenas 30 dias. Naquele espaço iniciei os treinos de capoeira com o Mestre Thelvis, na época grupo Policenter de Mestre Gladson de São Paulo.

Meu batizado venho em 1999 e com esta mesma turma fomos viajar para participar da Clinica de Capoeira na USP – Universidade de São Paulo. Neste evento tive o primeiro contato com mestres mais antigos da Capoeira, tais como; Mestre Gladson, Mestre Toni Vargas, Mestre Brasília, Mestre Piriquito Verde, Mestre Ponciano, entre outros.

Sid, Mestre Thelvis, Prof. Luciano, Mestre Cabeleira e Mestre Gladson
Ainda em Pelotas, participei de oficinas de capoeira com o Mestre Cabeleira. Em outra oportunidade, fiz o curso com o Mestre Boca do Rio, da GCAP de Salvador.
Em 2001, fui morar em Florianópolis/SC, na Praia do Santinho, onde conheci o Mestre Élbio. Durante algum meses fiquei visitando a academia e pegando as rodas que aconteciam nas sextas. Fiz amizade com o Rasta e o Carlinhos que também participavam das rodas e dos treinos.

Ainda em 2001, a empresa em que trabalhava me transferiu para fazer serviço em Brasília, voltando para Florianópolis somente em junho de 2002. Nesta época fui morar na Costa de Dentro no sul da Ilha. Lá peguei alguns treinos com o Professor Cronos que dava aula no salão da Praia do Pantano do Sul.
Professor Viola e Sid
No final do ano de 2002, estava na garagem do almoxarifado da empresa em que eu trabalhava e resolvi fazer um aú. Um colega observou o movimento e logo perguntou: Vc sabe jogar capoeira? Disse que sabia alguma coisa! Este colega era o Professor Macaco. Ele me convidou para ir em uma roda de capoeira na Escadaria da Igreja do Rosário no centro da cidade. Aceitei o convite e fui coim ele. Lá conheci a turma da Ilha. Estava por lá o Mestre Calunga, Mestre Gerry, Mestre Adão, Prof Galo, Prof Minhoca, Prof Desenho, entre outros capoeiras. Lembro que a turma bateu fotos para fazer a arte da camiseta do evento. Neste dia meu primeiro jogo foi com o Prof Minhoca.

Lembro que foi fevereiro de 2003, época de carnaval, fui procurar o Mestre Gerry em sua casa. Ele não estava, mas falei com sua mãe, a Dona Neli. Ela me explicou que os treinos aconteciam na SAL Sociedade dos Amigos da Lagoa – e fui até lá,. Como era época de carnaval, não teve aula, então voltei em março e comecei os treinamentos. Conheci nesta época uma galera bem legal , entre eles; Beto, Desenho, Jean, Igo, Paulinho, Débora, Mari, Themis, Cachorrão, Maninho, Joelma, Thobias, Luiz, Ovelha, Muriel, Moriel, Robertinha, Andreia, Marco Italiano, Teco, Cesar, Âmbar, Tuca, Paulinha, Indi, Bora, Cíntia, Luíza, Juliano, Karen, Muriel, Joanna, Jessica, Da Lagoa, entre outras camaradas… Juntos fazíamos muitas atividades e aos poucos a capoeira foi tomando conta do dia a dia.

Ainda em 2003, surgiu a oportunidade de dar aula em pré escolas sobre coordenação da Professora Mari Lemos. Ela que já realizava estes trabalhos, não tinha mais como dar continuidade e me fez o convite. Inicialmente conversamos com os mestres e aceitei o desafio. Então fui desenvolver os trabalhos com a capoeira com crianças de 3 a 6 anos de idade, em três escolas particulares na grande Florianópolis.

Em novembro de 2003, realizamos o Batizado da Ilha de Palmares, na Sede da Associação. Neste dia recebi a graduação Verde Amarelo. Neste evento conheci os Mestres Nô, Braulino, Bandeira e Melqui.

No ano de 2004, em parceria com a ONG Aliança Nativa, realizamos um trabalho social com crianças, em 06 comunidades carentes na grande Florianópolis. Através da capoeira, tratando assuntos como saúde, higiene, meio ambiente e Integração cultural.
Mestre Calunga, Professor Sid e Mestre Gerry
No ano de 2005, a empresa o qual estava trabalhando, me fez uma proposta para trabalhar em Porto Alegre e fui. Lá busquei conhecer o Mestre Ratinho e com ele fui treinar no Bairro Jardim Inga. Durante este ano conheci a galera da academia e fizemos juntos, muitas atividades culturais.

Ainda em 2005, viajei a Florianópolis para participar do Batizado que aconteceu na Sede da Associação Cultural Ilha de Palmares. Lembro que neste ano conheci os mestres Orli, Amarelinho e Nozinho, que acompanharam o Mestre Nô.

A empresa para qual trabalhava, me transferiu novamente para Florianópolis em 2006. Retornando as atividades com a turma da ilha, Mestre Calunga me convidou para morar em sua casa na Sede da Associação. Sou bem grato ao mestre, pois muito me ajudou. Isso possibilitou intensificar os treinamentos e ensinamentos com o grupo. Neste época foi quando conheci o Sambaqui e logo depois o Desenho também foi morar por lá… ai o barulho tava formado!
Sambaqui
Ainda em 2006, assumi um trabalho social e voluntário na Escola Estadual Ildefonso Linhares no bairro Carianos. Permaneci neste projeto até 2010
Projeto, Capoeira na Roda Capoeira na Vida
Em novembro de 2006, realizamos mais um Batizado na Sede da Associação Cultural Ilha de Palmares. Neste ano eu e o Viola recebemos a corda Amarela, sendo que minha graduação veio ao pé de Mestre Braulino. Axé Mestre!.
No jogo Mestre Gerry e Mestre Calunga – Joanna, Mestre Nô, Mestre Braulino, Mestre Orli e Mestre Pop
No ano de 2008, em parceria com o Mestre Adão, realizamos o Batismo dos alunos, no alto do Morro do Horácio.
Mestre Nô, Mestre Píton, Mestre Braulino, mestre Sergipe e Mestre Calunga
Em 2009 realizamos o Encontro Cultural Ilha de Palmares em parceria com a Escola Estadual Ildefonso Linhares Salve diretor Sergio, grande parceiro!
Professor Minhoca e Professor Macaco
No ano de 2010 passamos a treinar com o Prof Muriel. Neste momento da foto, tivemos uma oficina com o Mestre Guliver.
ASTEL
Ainda este ano de 2010, realizamos Batismo das crianças na Praia da Barra da Lagoa. Eu e Desenho recebemos a graduação Amarelo e Azul.
Mestre Calunga, mestre Nô, Prof. Desenho, Prof. Sid, Mestre Pinóquio, Mestre Adão, Mestre Gerry e Prof. Mazarope
Inverno de 2011 iniciamos um trabalho na AMPRAFO – Associação dos Moradores da Praia do Forte – Neste trabalho conheci uma turma nota 10, entre eles: Zoinho, Lu, Toninho, Sandrinha, Dimola, Covinha, Coringa, Maria, Andressa, Bruna, Aryana, Joyce, Pé de Cabra, Igor, Jorge, Alcebíades, Chiquinho, Kleber Bion, Artur, João, Matheus, Nicolas, Fransua entre outros camaradas…
AMPRAFO
Em 2012, conseguimos apoio da Fundação Franklin Cascaes e ampliamos o movimento. Buscamos valorizar o trabalho com oficinas e saberes dos Mestres Pop, Calunga, Gerry, Adão e dos professores Macaco, Minhoca, Desenho, Kiko, Beluga e Dudu. No final do ano fizemos um evento na sede do Camping do Militares da Marinha na Praia do Forte!

Em 2013 continuamos o trabalho na AMPRAFO

Em Setembro de 2013, iniciamos um trabalho na SAC com aulas para crianças e adultos.
Turma de 2013
Em paralelo iniciamos o projeto na Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes no Campeche. A professora Vera fez o convite para trabalharmos com as turmas do 4º ano. Uma turma na parte da manhã e outra na parte da tarde! o Trabalho foi muito bom e tivemos um bom resultado, conforme relato escrito pelos próprios alunos. Foi muito gratificante.
Em 2014 continuamos com o trabalho na SAC, o qual tivemos uma turma bem bacana nos treinos

Ainda em 2004 damos continuidade no projeto na Escola Brigadeiro, agora trabalhando com cinco turmas e em paralelo com o projeto na Escola Municipal Anísio Teixeira com 03 turmas!
No final do ano realizamos o Encontro Cultural Fortaleza da Ilha, o qual conseguimos levar a turma do Anísio Teixeira.

Neste evento vários alunos foram batizados e outros receberam a graduação. Por honra tivemos a graduação dos Mestres Calunga, Gerry e Adão. Eu, Desenho, Sambaqui recebemos a graduação Azul.

Em 2015, continuamos os trabalhos na SAC, na Escola Brigadeiro Eduardo Gomes Campeche e na Escola Anísio Teixeira Costeira.
Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes
Na SAC, tivemos a oportunidade de receber alguns alunos novos entre outros capoeiras antigos, entre eles… Sambaqui, Federa, Ale, Igo, Desenho, Bruno, Rosi, Monica, Migue, Vanda, Ale, Marco, Charles, Nago, Xanda, Marquinhos, Márcia , Talita, Karina, Mari, Mayara, Gii, Ruso, Renata, Chacrinha, Dada, Tágua, Mariana de Sá, Raf, Natacha, Edu, Dani, Ricardo, Raquel, Vicente, Tereza, Mariah, Ricardo espanhol, Rui, Mingo, Migue, Sandra, Jennifer, Natália, Grazielli, Gabriel, Rafa, Samanta, Daniela Armentano, Cesar, entre outros… Entre as Crianças; Caio, Davi, João, Bianca, Carlinha, Raul, Raul, Rodolfo, Dante, Pedro, João, Alexandre, Roger, Pedro II…entre outros

Agradeço a todas as famílias, aos meus pais que me criaram e educarão dentro de princípios que formaram minha personalidade, aos meus Irmãos de sangue ao qual nos criamos juntos, frutos do mesmo ventre de vossa mãe e aos longos ou breves amigos que a todo momento nos entregamos, á todos que no meu coração permanecem, a eternidade saúde e felicidade com meus mais sinceros prestígios.
Sid,