Updated on setembro 15, 2016
São Paulo III
Baixada Santista
Terça, 22/Março/16
Cheguei em Santos e fui procurar a casa de Mãe de Bruno Gon, que foi meu aluno na SAC em um período que ele morou em Florianópolis. Bruno já tinha me oferecido o quarto para poder ficar por lá. Então cheguei até o endereço indicado e conheci a Maria Conceição. Ela me recebeu com muito carinho, conversamos e fomos almoçar juntos. A tarde ela me levou em alguns pontos turísticos de Santos e me mostrou os segredos de cada cantinho.
A noite procurei uma escola de capoeira e localizei a Academia de Capoeira Santista de Mestre Ribas, Quando cheguei na academia, estava rolando uma aula e fiquei ali aguardando o final da aula. Me apresentei ao mestre, contei sobre minha viajem e que gostaria de fazer um treino. Aguardamos chegar os alunos da segunda aula e fizemos um treino. Finalizamos com um jogo. Cheguei a fazer um jogo com o mestre e ele me lembrou muito o estilo do Thelvis, meu primeiro mestre de Capoeira, o qual devo muito pela minha formação como capoeirista. Após a aula ficamos conversando um pouco sobre a capoeira de Santos, sua história e seus trabalhos. Agradeci pelos ensinamentos e me despedi de todos. Ganhei um CD do Mestre com gravações da sua escola. Obrigado pelo treino e pela conversa, axé a toda família!
Mestre Ribas e Família.
Na ida para casa parei em um quiosque na avenida central e comi um lanche. Depois voltei para casa descansar.
Quarta, 23/Março/16
Acordei e fui dar um role de Bike pela Praia de Santos.
Monumento em homenagem ao Surf
Quando voltei conheci a Vó de Bruno, eles estavam me esperando para almoçar.Depois do almoço fui tirar um cochilo. Conceição fechou a janela e ligou o ar condicionado e fui descansar. Com tanta mordomia, acabei dormindo quase toda tarde e quando acordei, Conceição pego no meu pé e disse: Vc dorme hem! Acho que tava cansado e o ambiente proporcionou um descanso perfeito. A noite fui procurar Mestre Sombra e cheguei na Associação de Capoeira Senzala dos Santos. O Mestre tinha chegado aquele dia da Alemanha e estava muito cansado. Tinha um aluno dele, mestre Cruz que estava ensinando capoeira apenas para um menino. Conversei um pouco com o mestre e ele disse que já estava indo embora pois estava muito cansado. Ele me disse que provavelmente estaria rolando aula no teatro municipal com o Mestre Felipe, filho do Mestre Bandeira. Estão fui até lá, mas infelizmente aquele dia não tinha aula. Voltei para casa e sai para jantar com a Conceição, Flavia Gon sua Filha e o genro Mychael Nascimento.
Amigos Maria Conceição, Flavia Gon e Mychael Nascimento
Quarta, 23/Março/16
Acordei e fui dar um role de bike para o outro lado da Praia e fui até São Vicente.
Na praia – academia pública de musculação
Homenagem aos ciclistas – Praia do Itararé
Depois voltei para o apartamento, almocei e fui a um Cyber passar todo material para um Pen drive. Já tava na hora de dar continuidade na viajem, agradeci muito a Conceição pela recepção, me despedi e segui para pegar a Balsa para Guarujá.
Balsa – De Santos para Guarujá
Ainda antes de sair de Santos, fiz contato com o Mestre Melqui e ele já estava me esperando em Guarujá. Quando cheguei na casa do Mestre, ele me apresentou a sua esposa Patrícia, deixamos as coisas no apto e logo saímos para pegar uma roda. Melqui me levou na Academia Senzala de Guarujá de Mestre Sombrinha. Lá tava rolando uma roda treino. Joguei com o Mestre Melqui e com alguns alunos da academia. Depois ficamos conversando um pouco com Mestre Sombrinha até todos irem embora. Me despedi do mestre e voltamos para casa de Melqui. Jantamos, batemos um papo e fomos dormir.
Mestre Melqui, Mestre Sombrinha e alunos
Sexta, 25/Março/16
Acordamos fizemos um café e fomos a praia tomar um banho de mar. Eu e Mestre Melqui caminhamos juntos, conversamos sobre a capoeira de Guarujá e sobre minha viajem. Aproveitei para fazer uma corrida e uns alongamentos
Praia de Guarujá
Sid, Patrícia e Mestre Melqui.
Monumento em homenagem a Zumbi de Palmares
Voltamos para casa e preparamos o almoço. Mestre Melqui me presenteou com uma camiseta e uma calça. Também me ajudou passando alguns contatos e ligou para alguns mestres e professores informando minha passagem pelo litoral . Após o almoço fomos descansar. Quando acordei preparei minhas coisas para seguir viajem. O Mestre Melqui me acompanhou até a garagem. Agradeci pela recepção e quando estava saindo percebi que o pneu da bike estava mucho. Tive que desmontar a roda e substituir a câmera. Depois sim consegui seguir a viagem. O trajeto foi bem puxada e além disso peguei uma boa chuva. Peguei a Balsa para atravessar o canal e chegar em Bertioga.
Balsa De Guarujá para Bertioga
Pedalei ainda um pouco mais até a Praia de Indaiá chegando na academia de Capoeira Caravela Negra. Mestre Camarão já estava me esperando, pois o Mestre Melqui já tinha informado a ele que estaria passando por lá. Quando cheguei já estava finalizando a roda pois o tempo que levei para chegar foi muito maior do que o esperado. Mas quando o Mestre Camarão me viu pediu para formar a roda novamente e fez eu jogar com a galera toda. também fiz um jogo com o Mestre Camarão. Após a roda teve um bate papo e ele me deu a palavra para contar sobre minha viajem. Fui muito bem recebi.
Mestre Camarão me levou para casa dele que fica na frente da academia. Me ofereceu tomar um banho e preparamos uma janta. Neste dia teve um jogo de futebol Brasil x Uruguai e uma boa parte da galera foi para a casa do mestre assistir a partida. Depois do jogo a galera foi saindo aos poucos e preparei minha cama para descansar. Mestre Camarão ainda tomou um banho e saiu para dançar. Eu fiquei para descansar pois o dia foi bem puxado.
Sábado, 26/Março/16
Acordei e passei na padaria e preparei um café. Fiquei lendo uma revista de capoeira de São Paulo que estava sobre a estante. Logo depois o Mestre acordou e ficamos conversando muito sobre a capoeira, principalmente sua história e viajem com o Mestre Bandeira que é seu Mestre. Depois saímos para almoçar e na volta passamos pela praia de Riviera de São Lourenço. Uma praia muito bonita com uma grande infra estrutura.
Quando chegamos em sua casa, ele me presenteou com uma camiseta do grupo. Já estava na hora de seguir, me despedi do mestre e segui viajem. Quando estava entrando na rodovia, me lembrei que esqueci o capacete e tive que voltar para pegar, mas o mestre já não estava, pois tinha saído para ir em um evento em outra cidade. Fui na casa do seu filho alí próximo e conseguimos dar um jeito para pegar o capacete. Obrigado Mestre Camarão pela recepção, hospedagem e por todo carinho. Forte abraço a vc e a toda turma, Axé!!!
Percebi que o freio dianteiro já estava apresentando problemas pois as pastilhas estavam gastas e quando acontece isso a pinça não volta como deveria voltar e as pastilhas gastas ficam roçando no disco não deixando a roda livre. Não consegui concertar ali pela cidade e tive que seguir a viajem assim mesmo.
Bertioga a Boraceia
Cheguei na Praia de Boraceia no finalzinho da tarde. alí procurei o Camping de um capoeira, o qual tinha recebido referencia para encontra-lo, mas infelizmente ele estava viajando para Ubatuba. Porém consegui falar com sua mãe e montei a barraca ali no Camping. A noite dei uma volta pela praia, passei no mercado e fui preparar um rango. Escrevi um pouco e fui descansar.
Domingo, 27/Março/16
Acordei cedo e fui tomar um banho de mar. Aguá estava perfeita! Voltei ao acampamento e arrumei tudo e segui viajem.
Praia da Boraceia
Sid meu amigo, só agora vi a historia da sua viagem, foi um prazer te receber, vamos nos encontrar na volta que o muno dá, abraços.